Por Augusto Decker da Agência Estado

São Paulo, 17/07/2019 – A China fará inspeções em quatro unidades frigoríficas brasileiras produtoras de carne de aves e suínos na manhã desta sexta-feira (19). A inspeção será feita por meio de videoconferência – funcionários do Ministério da Agricultura brasileiro farão transmissões, a partir dessas plantas, para a China. As informações foram fornecidas ao Broadcast Agro por fontes do setor e confirmadas pelo ministério.

O Ministério da Agricultura enviou para a China uma lista de 30 unidades frigoríficas para serem habilitadas a exportar para o país – entre plantas de abate de bovinos, suínos e frangos.

As quatro unidades foram selecionadas da seguinte forma: a China escolheu uma entre aquelas 30 e associações brasileiras ligadas ao setor de proteína animal, outras três. Espera-se que a resposta do país asiático – em forma de liberação para exportação ou não – seja rápida. A China está ampliando as importações de carnes por causa da peste suína africana, que vem assolando seus plantéis.

Contato: augusto.decker@estadao.com