Por Eduardo Rodrigues e Lorenna Rodrigues
Brasília, 06/08/2020 – O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse há pouco que o Brasil sairá da crise econômica decorrente da pandemia de covid-19 antes dos Estados Unidos. “Estaremos fora da crise econômica antes de vocês”, afirmou, no evento Aspen Security Forum, organizado pelo Aspen Institute.
Guedes lembrou que o Brasil não foi afetado pelo choque externo nas cadeias globais de produção e apontou a persistência dos bons resultados na agropecuária brasileira mesmo durante a pandemia. “Não éramos integrados às cadeias globais, era uma maldição se tornou uma benção. Agora, a China, o sudeste asiático e a Índia importam do Brasil que nossos vizinhos da América do Sul. Preservamos nossos sinais vitais e continuamos produzindo”, completou.
O ministro destacou ainda o fechamento de 1,2 milhão de vagas formais de trabalho desde o começo da pandemia, enquanto os Estados Unidos registraram 30 milhões de postos de emprego perdidos na crise.
Mais uma vez, Guedes destacou a aprovação do novo marco do saneamento e disse esperar a votação da nova regulação para o gás natural nas próximas semanas.
Contato: eduardor.ferreira@estadao.com
lorenna.cardoso@estadao.com